terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Informação de boa qualidade precisa de Capacitação


Um dos assuntos mais polêmicos da comunicação nos últimos meses foi à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 17 de junho, pelo fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de Jornalismo. A notícia desagradou estudantes e profissionais da área, que por sua vez argumentam que estão sendo desvalorizados. Com isso os jornalistas serão prejudicados futuramente em concursos públicos e qualquer outra função.

A sociedade tem direito à informação de qualidade, ética. Dependemos de informação qualificada e baseada em preceitos democráticos. A formação jornalística é muito importante, como qualquer outra formação ligada à saúde, administração, direito, engenharias, etc.

Para algumas pessoas isso não faz a mínima diferença. E sabe por quê?
Os donos de grandes empresas de comunicação seriam beneficiados porque teriam a liberdade de contratar pessoas não especializadas para atuar na área, podendo estipular qualquer valor de salário. Porém seriam prejudicados pela falta de qualidade e credibilidade na informação.

Devemos mostrar que somos fortes e viemos pra ficar e apresentar as melhores notícias, os acontecimentos, os fatos, as novidades que giram em torno do mundo. Num mundo que está se deixando levar pela insensibilidade de alguns veículos que duvidam da capacidade de jornalistas competentes para o país da comunicação. É por esse motivo que continuaremos na luta pelo diploma de jornalismo.


Postado por LAURA MARILA SANTOS DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário